Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Editais > AUGM - ESCALA para Estudantes de Pós-Graduação

AUGM - ESCALA para Estudantes de Pós-Graduação

Status do edital: Encerrado

escala posgrado augm 2023 2000 500 px

A Assessoria de Relações Internacionais torna público o edital simplificado do processo seletivo para participação em mobilidade presencial no ano de 2023 por meio do programa de mobilidade ESCALA para Estudantes de Pós-Graduação, promovido pela Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM).

O Programa ESCALA para Estudantes de Pós-Graduação da AUGM (ESCALA Posgrado) promove a cooperação e integração das Universidades membro, bem como a internacionalização do ensino superior na região, através da promoção da mobilidade de estudantes regularmente matriculados em programas de mestrado e doutorado, para cursarem um período acadêmico em outra universidade membro da Associação, de um país diferente do seu, com o pleno reconhecimento da atividade acadêmica desenvolvida.

O programa visa, portanto, contribuir para o desenvolvimento de uma experiência internacional para discentes de pós-graduação e para o fortalecimento institucional. Além disso, contribui para o enriquecimento da formação dos(as) estudantes por meio do estabelecimento de alianças estratégicas e do desenvolvimento de atividades de mobilidade entre as universidades participantes.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Para participação e nomeação, o(a) candidato(a) deve ser estudante regularmente matriculado em Programa de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu da UFABC, no momento da candidatura e da realização da mobilidade, vinculado à curso de mestrado ou doutorado e, ainda:

• ter realizado pelo menos 30% (trinta por cento) das obrigações acadêmicas ou créditos necessários para integralização do curso, no momento da candidatura;
  • não ter defendido a dissertação ou tese antes ou durante o período da mobilidade;
  • estar autorizado pelo PPG ao qual está vinculado e pelo(a) orientador(a) a participar da mobilidade, caso seja selecionado(a).

QUANTIDADE DE VAGAS

A UFABC irá ofertar 1 (uma) vaga para a realização desta ação de mobilidade durante o ano acadêmico de 2023.

A listagem de Universidades de Destino e condições ofertadas por cada uma delas, como as áreas de interesse e demais informações sobre bolsas/auxílios para hospedagem e alimentação durante o período de mobilidade no destino, estão disponíveis em: http://grupomontevideo.org/escalaposgrado/index.php/plazas/.

DURAÇÃO

A duração da mobilidade será de no mínimo 15 (quinze) dias e no máximo de 6 (seis) meses, no ano acadêmico de 2023, de acordo com calendário estabelecido pela Universidade de Destino, incluindo os deslocamentos entre os países. Excepcionalmente, e com o acordo das Universidades envolvidas, a mobilidade poderá ocorrer por períodos mais longos do que os estabelecidos

DOCUMENTOS DESSE EDITAL

Responsável

Etapa

Prazo

Candidato(a)

Até as 09h do dia 21/10/2022

Comissão avaliadora designada pela ProPG

Análise dos documentos dos participantes inscritos(as) e divulgação das candidaturas pré-selecionadas no site da ARI

Até 26/10/2022

Candidato(a)

Interposição de recursos

Até as 14h do dia 27/10/2022

ARI

Indicação dos(as) candidatos(as) para as universidades de destino

28/10/2022

Universidades de destino

Seleção de estudantes

28/10 a 21/11/2022

Universidades de destino

Envio das cartas de aceitação

22 a 30/11/2022

ARI

Publicação do resultado final no site da ARI

Até 02/12/2022

Secretaria Executiva da AUGM

Homologação da lista de participantes selecionados

05/12/2022

Candidatos(as)

Início das mobilidades

A partir de janeiro/2023, conforme datas e períodos acordados com cada universidade de destino.

#DescriçãoImagemAcessível: Na imagem do topo da página vemos em destaque, sob um fundo em gradiente em tons de rosa, com figuras representando um microscópio e um átomo ao fundo, o título "Programa Escala para Estudantes de Pós-Graduação", e à direita as logomarcas da UFABC e da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM).

Registrado em: Editais