Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Editais > AUGM - ESCALA para Estudantes de Graduação - 2024
Início do conteúdo da página

AUGM - ESCALA para Estudantes de Graduação - 2024

Status do edital: Em andamento

augm escala grado 2024

 

A Assessoria de Relações Internacionais torna público o edital do processo seletivo para participação em mobilidade presencial no ano acadêmico de 2024 por meio do programa de mobilidade ESCALA para Estudantes de Graduação, promovido pela Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM).

O Programa ESCALA para Estudantes para Graduação da AUGM (ESCALA de Estudiantes de Grado) representa um dos empreendimentos mais importantes da AUGM para atingir seu objetivo de promover a integração regional.

O programa busca promover e fortalecer o processo de construção de um espaço acadêmico regional comum por meio da mobilidade estudantil. Por meio da convivência de alunos e professores de diferentes universidades e países, o intercâmbio acadêmico e cultural será promovido e proporcionará um melhor conhecimento dos diferentes sistemas de ensino superior da América Latina.

 

QUEM PODE PARTICIPAR? 

Para participação no processo seletivo e posterior nomeação, caso seja selecionado(a), o(a) candidato(a) deve ser estudante regularmente matriculado(a) em curso de Graduação da UFABC, e atender, cumulativamente, aos seguintes requisitos:

  1. não se enquadrar em nenhum dos critérios de jubilamento especificados em Resoluções e normas vigentes da UFABC;
  2. CR (Coeficiente de Rendimento) maior ou igual a 2,700, sem arredondamentos;
  3. Mínimo de 40 créditos em disciplinas aprovadas, sendo ao menos 28 créditos de disciplinas obrigatórias do Curso de Ingresso Interdisciplinar;
  4. Possuir Coeficiente de Progressão (CP) de curso matriculado ou com reserva de vaga, ou CPk de curso de intenção abaixo de 0,800.

O estudante que estiver com a matrícula trancada no ato da inscrição para o programa de que trata este edital será considerado inelegível nos termos da candidatura ao Programa ESCALA para Estudantes de Graduação da AUGM.

Os candidatos que forem selecionados através dos coeficientes do Bacherelado Interdisciplinar ou Licenciatura Interdisciplinar poderão apresentar a comprovação de CPk do curso específico que seja compatível com a área de estudos que irão exercer as atividades na Universidade de Destino.

 

QUANTIDADE DE VAGAS

A UFABC irá ofertar 11 (onze) vagas para a realização desta ação de mobilidade durante o ano acadêmico de 2024 em universidades da Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai, conforme quadro a seguir:

Período

País de Destino

Universidade de Destino / Cidade

Nº de vagas

Área

1º semestre

Argentina

Universidad Nacional del Litoral (UNL), Santa Fé

1

Todas as áreas

Universidad Nacional del Sur (UNS), Bahía Blanca

1

Todas as áreas

Universidad Nacional de Quilmes (UNQ), Bernal

1

Todas as áreas

Bolívia

Universidad Mayor de San Simón (UMSS), Cochabamba

1

Educação e Ensino

Uruguai

Universidad de la República (UDELAR), Montevideo

1

Todas as áreas

2º semestre

Argentina

Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMDP)

1

Pedagogia/Educação

Universidad Nacional del Litoral (UNL), Santa Fé

1

Todas as áreas

Universidad Nacional de Quilmes (UNQ), Bernal

1

Todas as áreas

Universidad Nacional de La Plata (UNLP), La Plata

1

Todas as áreas

Chile

Universidad de Playa Ancha (UPLA),Valparaíso

1

Todas as áreas

Uruguai

Universidad de la República (UDELAR), Montevideo

1

Todas as áreas

Caberá ao estudante interessado verificar se a universidade de destino oferece o mesmo curso frequentado na UFABC ou equivalente, para fins de aproveitamento e validação das disciplinas cursadas durante a mobilidade internacional.

A listagem de Universidades de Destino e condições ofertadas por cada uma delas, como as áreas de interesse e demais informações sobre bolsas/auxílios para hospedagem e alimentação durante o período de mobilidade no destino, estão disponíveis em: http://grupomontevideo.org/escalagrado/index.php/informacion-de-las-universidades/.

Caso as informações sobre as condições oferecidas pelas Universidades de Destino para a realização da mobilidade não estejam disponíveis ou atualizadas no link acima, os(as) candidados(as) podem entrar em contato diretamente com as instituições para solicitar informações sobre as coberturas para hospedagem e alimentação. Os contatos dos responsáveis administrativos pelo Programa nas instituições de destino encontram-se disponíveis na página da AUGM: http://grupomontevideo.org/escalagrado/index.php/193-2/.

 

DURAÇÃO

A duração da mobilidade será de 1 (um) semestre ou 1 (um) quadrimestre, no ano acadêmico de 2024, de acordo com calendário estabelecido pela Universidade de Destino.

Excepcionalmente, e com o acordo das Universidades envolvidas, a mobilidade poderá ocorrer por 1 (um) ano acadêmico completo.

 

FINANCIAMENTO DO PROGRAMA

A UFABC ofertará auxílio financeiro no valor de R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais), na forma de subsídio financeiro em parcela única, destinado ao pagamento de despesas relacionadas à documentação e ingresso no país de destino e visto, considerando, quando necessário, os custos com deslocamento e seguro saúde.

A Universidade de Destino será responsável por financiar, durante o período da mobilidade, a hospedagem e manutenção do(a) candidato(a) selecionado(a), além da isenção de taxas e tarifas acadêmicas, conforme as condições previstas por cada instituição e divulgadas na página oficial do programa em http://grupomontevideo.org/escalagrado/index.php/informacion-de-las-universidades/.

Recomenda-se que o(a) candidato(a) se informe previamente a respeito das condições e requisitos estabelecidos por cada Universidade de Destino para as vagas ofertadas.

Eventuais despesas com emissão de passaporte, exames médicos, gastos de caráter pessoal, dentre outras não descritas no presente Edital, ou não contempladas nas condições de alojamento e manutenção estabelecidas pela Universidade de Destino, serão de responsabilidade do(a) participante.

 

DOCUMENTOS DESSE EDITAL

   

CRONOGRAMA

Responsável

Etapa

Prazo

Candidato(a)

Inscrição

Até as 15h do dia 16/10/2023

ARI

Análise das candidaturas inscritas e divulgação dos pré-selecionados(as) no site da ARI

Até 26/10/2023

Candidato(a)

Interposição de recursos

Até as 14h do dia 28/10/2023

ARI

Nomeação dos(as) candidatos(as) selecionados(as) para o 1º semestre às universidades de destino

30/10 a 01/11/2023

Universidades de destino

Envio das cartas de aceitação dos(as) candidatos(as) selecionados(as) para o 1º semestre

03 a 15/11/2023

ARI

Publicação do resultado final referente à seleção de mobilidade para o 1º semestre no site da ARI

Até 22/11/2023

ARI

Nomeação dos(as) candidatos(as) selecionados(as) para o 2º semestre às universidades de destino

04 a 14/06/2024

Universidades de destino

Envio das cartas de aceitação dos(as) candidatos(as) selecionados(as) para o 2º semestre

17 a 24/06/2024

ARI

Publicação do resultado final referente à seleção de mobilidade para o 2º semestre no site da ARI

Até 28/06/2024

Candidato(a)

Início das mobilidades

A partir de março/2024, conforme datas e períodos acordados com cada universidade de destino.

 

#DescriçãoImagemAcessível: Na imagem do topo da página, vemos sob um fundo rosa e amarelado, elementos e figuras estilizadas nos cantos da imagem, nas cores laranja e branco. No canto inferior esquerdo, vemos a logomarCa da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Ao centro, e em destaque, vemos as logomarcas da UFABC e da Assessoria de Relações Internacionais, e abaixo o título "Escala para Estudantes de Graduação" e "Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional". Ao lado se vê a figura em contornos representando três estudantes e, acima deles, um capelo (chapéu usado na cerimônia de colação de grau).

Registrado em: Editais
Fim do conteúdo da página