Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Editais > AUGM - ESCALA Docente - 2024
Início do conteúdo da página

AUGM - ESCALA Docente - 2024

Status do edital: Em andamento

augm escala docente 2024 1

 

A Assessoria de Relações Internacionais torna público o edital para seleção dos(as) participantes para mobilidade presencial no ano de 2024 por meio do programa de mobilidade ESCALA Docente, promovido pela Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM).

O Programa ESCALA Docente promove a cooperação e integração regional das Universidades membro da AUGM, por meio da mobilidade e intercâmbio de docentes, com o objetivo de fortalecer as relações acadêmicas e impulsionar a apresentação de projetos de pesquisa em conjunto..

São objetivos do Programa ESCALA Docente:

  • contribuir para o fortalecimento da capacidade docente, científica e tecnológica das Universidades da Associação;
  • contribuir para a consolidação de massas críticas de pesquisadores em áreas estratégicas de interesse regional; e 
  • promover a cooperação interinstitucional entre as universidades AUGM, compartilhando as equipes de ensino e pesquisa das instituições participantes.

 

QUEM PODE PARTICIPAR? 

Para participação e nomeação, o(a) candidato(a) deve ser docente em exercício na UFABC.

Para efeitos deste Edital, ficam definidos os seguintes termos:

  • Docente Júnior (Docente Novel – DN): docente efetivo(a), cujo título de Doutor tenha sido obtido há até 10 anos, contados da inscrição;
  • Docente Sênior (Docente Formado – DF): docente efetivo(a), cujo título de Doutor tenha sido obtido há mais de 10 anos, contados da inscrição.

Para os Docentes Juniores (DN), a mobilidade é destinada a complementar a sua formação acadêmica.

Para os Docentes Seniores (DF), a mobilidade deve ser enquadrada nas funções de ensino universitário, pesquisa, extensão e gestão acadêmica, promovendo pós-graduação, assistência técnico-científica para o desenvolvimento, consolidação de novas áreas disciplinares, apoio à formação de professores e atividades de formação gestão acadêmica e política universitária.

 

QUANTIDADE DE VAGAS

A UFABC irá ofertar 7 (sete) vagas para a realização desta ação de mobilidade durante o ano acadêmico de 2024 em universidades da Argentina, Bolívia e Uruguai, conforme quadro a seguir:

Área abrangida

País de Destino

Universidade de Destino

Nº de vagas

Período

Todas as áreas

Uruguai

Universidad de la República (UDELAR)

1

1º semestre

Todas as áreas

Bolívia

Universidad Mayor de San Simón (UMSS)

1

2º semestre

Argentina

Universidad Nacional de La Plata (UNLP)

2

1 vaga para o 1º semestre e 1 vaga para o 2º semestre

Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMDP)

1

2º semestre

Universidad Nacional del Litoral (UNL)

1

1º semestre

Física

Universidad Nacional del Sur (UNS)

1

1º semestre

A listagem de Universidades de Destino e condições ofertadas por cada uma delas, como as áreas de interesse e demais informações sobre bolsas/auxílios para hospedagem e alimentação durante o período de mobilidade no destino, estão disponíveis em: http://grupomontevideo.org/escaladocente/index.php/informacion-de-las-universidades/.

Caso as informações sobre as condições oferecidas pelas Universidades de Destino para a realização da mobilidade não estejam disponíveis ou atualizadas no link acima, os(as) candidados(as) podem entrar em contato diretamente com as instituições para solicitar informações sobre as coberturas para hospedagem e alimentação. Os contatos dos responsáveis administrativos pelo Programa nas instituições de destino encontram-se disponíveis na página da AUGM: http://grupomontevideo.org/escaladocente/index.php/responsables-de-la-gestion/.

Os(as) candidatos(as) que se enquadrem no perfil de Docentes Seniores (DF), deverão realizar, além das atividades estabelecidas na proposta de mobilidade, uma atividade aberta a toda a comunidade acadêmica da universidade que visita. Essa atividade aberta (conferência, seminário, aula pública, etc.) será organizada pela Universidade de destino e desenvolvida e difundida como uma atividade oficial da AUGM.

A AUGM emitirá, ao participante, um certificado oficial de participação no Programa ESCALA Docente, que incluirá a categoria e o tipo de atividade realizada.

 

DURAÇÃO

A duração da mobilidade será de no mínimo 05 (cinco) dias e no máximo de 15 (quinze) dias, no ano acadêmico de 2024, de acordo com calendário estabelecido pela universidade de destino e incluindo os deslocamentos entre os países.

Excepcionalmente, e com o acordo das Universidades envolvidas, a mobilidade poderá ocorrer por períodos mais longos do que os estabelecidos

 

FINANCIAMENTO DO PROGRAMA

A UFABC assumirá os custos de passagens aéreas e seguro.

O afastamento se dará por meio da modalidade de “Afastamento com Ônus”, via SCDP (https://www.ufabc.edu.br/servidor/portal-do-servidor/afastamentos-e-deslocamentos-nacional-internacional), assegurados ao servidor o vencimento ou salário e demais vantagens de cargo, função ou emprego, além da emissão das passagens aéreas e seguro.

Não será concedido o pagamento de diárias por parte da UFABC para esta modalidade de afastamento, uma vez que os custos de manutenção no país de destino serão de responsabilidade da Universidade de Destino.

A Universidade de Destino será responsável por financiar, durante o período da mobilidade, a hospedagem e manutenção do(a) candidato(a) selecionado(a), conforme as condições previstas por cada instituição e divulgadas em http://grupomontevideo.org/escaladocente/index.php/informacion-de-las-universidades/.

Recomenda-se que o(a) candidato(a) se informe previamente a respeito das condições e requisitos estabelecidos por cada Universidade de Destino para as vagas ofertadas.

Eventuais despesas com emissão de passaporte, exames médicos, gastos de caráter pessoal, dentre outras não descritas no presente Edital, ou não contempladas nas condições de alojamento e manutenção estabelecidas pela Universidade de Destino, serão de responsabilidade do(a) participante.

 

DOCUMENTOS DESSE EDITAL

 

CRONOGRAMA

Responsável

Etapa

Prazo

Candidato(a)

Inscrição

Até as 15h do dia 23/10/2023 08/11/2023

ARI

Análise dos documentos dos participantes inscritos(as) e divulgação das candidaturas pré-selecionadas no site da ARI

De 24/10 09 a 27/11/2023

Candidato(a)

Interposição de recursos

Até as 16h do dia 28/11/2023

ARI

Publicação do resultado final no site da ARI

Até 07/12/2023

ARI

Comunicação das candidaturas selecionadas para as Universidades de Destino

Até 07/12/2023

Secretaria Executiva da AUGM

Homologação da lista de participantes selecionados(as)

11/12/2023

Candidatos(as)

Início das mobilidades

A partir de março/2024, conforme datas e períodos acordados com cada universidade de destino.

 

#DescriçãoImagemAcessível: Na imagem do topo da página, vemos sob um fundo azul, elementos e figuras estilizadas nos cantos da imagem, nas cores azuç claro e branco. No canto inferior esquerdo, vemos a logomarca da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Ao centro, e em destaque, vemos as logomarcas da UFABC e da Assessoria de Relações Internacionais, e abaixo o título "Escala Docente" e "Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional". Ao lado se vê o contorno de um círculo, dentro do qual vemos um capelo (chapéu usado na cerimônia de colação de grau).

Registrado em: Editais
Fim do conteúdo da página