Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

AUGM

banner escala augm v2 1

A Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) é uma rede de universidades públicas, autônomas e autogovernadas na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que, por suas semelhanças, compartilham seu caráter público, suas semelhanças em estruturas acadêmicas e a equivalência dos níveis de seus serviços; características que os colocam em posição de desenvolver atividades cooperativas. 

A Universidade Federal do ABC é membro da AUGM desde 1 de janeiro de 2020, e compartilha dos objetivos definidos pelo grupo:

  • Contribuir para o fortalecimento e consolidação de recursos humanos de alto nível, aproveitando as vantagens comparativas oferecidas pelas capacidades instaladas na região, a saber:
  • Pesquisa científica e tecnológica, incluindo processos de inovação, adaptação e transferência tecnológica, em áreas estratégicas;
  • Treinamento contínuo, inscrito no desenvolvimento integral das populações da sub-região;
  • Estruturas e Funcionamento Gerencial das universidades que compõem a Associação;
  • A interação de seus membros com a sociedade como um todo, disseminando os avanços do conhecimento que tendem à sua modernização.
PROGRAMAS:

A AUGM possui diversos programas, sendo eles voltados aos alunos, professores e staffs. O planejamento para participar das atividades e dos programas da AUGM em 2021 iniciou no momento em que a UFABC se tornou membro, e as oportunidades e projetos futuros serão divulgados nos canais de comunicação da Universidade. Dentre os programas oferecidos pela AUGM estão:

  • Programa ESCALA para Estudantes de Graduação: O programa é destinado a estudantes de bacharelado e licenciaturas com duração de um semestre. Os requisitos para participar incluem ter concluído, pelo menos, 40% do curso em que está matriculado na UFABC, ter menos de 30 anos e  não exercer cargos de professor.
  • Programa ESCALA de Pós-Graduação: Os estudantes que queiram se candidatar devem estar matriculados nos cursos de pós-graduação, mestrado ou doutorado, da UFABC. Neste programa, podem realizar - em mobilidade - atividades de seu programa de estudo, ou de pesquisa. A duração da mobilidade será de no mínimo quinze dias e máximo de um semestre letivo, e os requisitos para participar incluem ter concluído, pelo menos, 30% do curso em que está matriculado na UFABC, e deve ter conhecimento suficiente para estudar na língua em que as aulas são ministradas na Universidade anfitriã.
  • Programa ESCALA Docente:Neste programa, há duas modalidades: “Novo Professor” e “Professor Treinado”. O Novo Professor poderá realizar atividades que visam complementar sua formação; enquanto a mobilidade do Professor Treinado deve ser enquadrada nas funções universitárias de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. A duração da mobilidade será de no mínimo 5 dias e máximo de 15 dias, havendo auxílio financeiro para as despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação. Os requisitos para participar incluem apresentar uma "Carta de Convite" da universidade de destino, assinada pelo Delegado Conselheiro e pela autoridade do Programa ao qual o professor que o convida pertence na universidade de destino. O candidato também deve ter um Plano de Atividades que seja contemplado dentro do Formulário de Apresentação, que deve ser endossado pelo Delegado Consultivo da AUGM na UFABC.
  • Programa ESCALA de Gestores e Administradores: Este programa é destinado à equipe de gestão e administração da UFABC, e que cumprem tarefas de direção, planejamento, coordenação, organização ou assessoria e/ou administração. O objetivo é contribuir para a formulação de políticas e planos de gestão e na elaboração e controle de programas e projetos destinados a concretizá-los; ou que desenvolvam funções de colaboração ou apoio com as funções substantivas das Universidades, ou de execução, avaliação e supervisão do mesmo. Neste programa, as mobilidades não devem ser menos de uma semana, nem mais de 15 dias.

 

Confira as oportunidades do Programa ESCALA para o ano acadêmico de 2024:

oportunidades escala 2024

ANTECIPE SUA PREPARAÇÃO!

Aqueles que pretendem participar dos Programas de mobilidade da AUGM podem começar a se planejar mesmo antes da abertura dos editais de seleção, verificando se cumprem todos os requisitos do programa de interesse, além de buscarem informações sobre a proficiência linguística do idioma falado no país de destino! 

Geralmente, é necessário comprovar o nível B1 ou B2 na língua espanhola. A comprovação pode ser feita através da apresentação de histórico escolar com aprovação em disciplinas cursadas em espanhol, por meio de certificados de curso de idioma, e através do resultado de testes de nivelamento  oferecidos pela UFABC anteriormente, desde que constem no banco de dados do NETEL. 

Além disso, é importante se planejar com os custos de viagem, pois apesar de haver subsídio da passagem aérea, alimentação e hospedagem na maioria dos programas, o participante deverá arcar com os custos que ultrapassem os auxílios financeiros, além de arcar com os custos de passaporte, seguros, visto e outros gastos pessoais envolvidos para a realização da mobilidade acadêmica.

 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA VISITANTES NA UFABC

canva augm informaciones importantes del viaje es 

 

Registrado em: Institucional
Fim do conteúdo da página