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Perguntas Frequentes

Perguntas em Geral

Não, os documentos em inglês devem obrigatoriamente estar idênticos aos em português, não sendo possível atestar essa veracidade sem a via em portugês.

É possível que o interessado autorize uma pessoa de confiança para tratar do assunto. A autorização deve ser feita pelo interessado por e-mail - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - informando o nome completo e tipo de vínculo que possui com a pessoa autorizada.

Caso esteja sem o diploma de doutor, é necessário um certificado de homologação por autoridade competente constando a informação que o candidato faz jus ao título de doutor.

Sim, as ementas traduzidas estão disponíveis na página em inglês da UFABC, sendo que as não disponibilizadas ainda estão em processo de tradução.

Mobilidade Acadêmica

O aluno deve pesquisar se há Editais da UFABC aberto para seleção em programa de Mobilidade. Além disso, o aluno deve pesquisar os cursos oferecidos pelas Universidades estrangeiras, as disciplinas ofertadas, se elas possuem programa de Bolsa de estudos, o idioma e demais exigências impostas no próprio site das Universidades estrangeiras.

Não, o CR foi definido em 2015 pela Comissão de Relações Internacionais, sendo vedado alterá-lo em editais de seleção.

Eventualmente, a ARI abre Editais de seleção específicos contendo Bolsas de Estudo, fique atendo às publicações no site. O aluno também pode buscar oportunidades de Bolsas de estudo na Universidade estrangeira em que pretende estudar consultando o site da Instituição ou entrando em contato.

O aluno deve pesquisar no site da Instituição Estrangeira pois o valor depende do país.

Sim. Entretanto, não há garantia de que as disciplinas serão aproveitadas na UFABC após o término da mobilidade acadêmica.

O procedimento dependerá das exigências de cada país de destino. O aluno deve pesquisar no site do Consulado do Brasil no país pretendido.

Equivalência de Disciplinas

Não, pois além da alta demanda de solicitações, um processo físico é aberto e enviado ao professor responsável pela análise.

60 dias para cada professor.

É possível solicitar a reanálise mediante apresentação de um novo formulário de solicitação e documentação complementar.

Sim, caso o aluno tenha recebido o histórico por e-mail deverá encaminhá-lo ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Caso a Instituição estrangeira tenha disponibilizado o histórico no Portal do aluno, é preciso que o aluno acesse a página no momento de protocolar a documentação na ARI.

Registrado em: Institucional
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