Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Plano de estudos

fluxograma plano de estudos

No que consiste o plano de estudos

O plano de estudos indicará se a disciplina cursada no exterior pode ter equivalência com uma disciplina na UFABC ou se ela será considerada como créditos livres. O aluno que participar de Mobilidade Acadêmica nacional ou internacional, deverá desenvolver um plano de estudos - após ser selecionado e nomeado pela Instituição de destino - que conterá as disciplinas que pretende fazer na Universidade onde realizará a mobilidade acadêmica. 

Quem analisa o plano de estudos

O plano de estudos é elaborado pelo docente da UFABC nomeado como Agente de Internacionalização do curso. Além de analisar o plano, o docente tira dúvidas do estudantes a respeito da compatibilidade entre o conteúdo programático das disciplinas da UFABC e da instituição estrangeira.

Como elaborar o Plano de Estudo

1. Pesquisar as disciplinas que serão cursadas na IES estrangeira e quais podem ter equivalência com as disciplinas da UFABC. Em regra, o conteúdo programático e a carga horária devem ser 80% compatíveis, sendo necessário comparar as ementas de ambas as instituições.

2. Preencher o Modelo de Plano de Estudos para Mobilidade Acadêmica e juntar os documentos necessários, que são:

a) Ementas das disciplinas a serem cursadas no exterior, contendo o conteúdo programático, bibliografia, e carga horária de teoria e prática;

b) Ementas das disciplinas da UFABC que possivelmente são equivalentes na UFABC, contendo o conteúdo programático, bibliografia, e carga horária de teoria e prática.

3. Enviar o plano de estudos (preenchido e assinado) e os documentos necessários por e-mail à Assessoria de Relações Internacionais no Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.r.

 Análise do Plano de Estudos

Após receber o e-mail, a Assessoria de Relações Internacionais irá encaminhar a solicitação para ser analisada pelo Agente de Internacionalização (AI). A análise será feita em até 40 dias letivos contados da data do recebimento do plano de estudos, e o AI poderá sugerir ajustes ou alterações ao aluno para que o plano seja aprovado.

Não é responsabilidade do Professor montar a grade de aulas para o aluno, e sim de analisar e fazer sugestões ao plano elaborado. Após o encerramento dessa etapa, o AI enviará o plano de estudos final à Divisão de Mobilidade e Administração da ARI. 

Após a Mobilidade:

Após retornar da Mobilidade Acadêmica, o aluno que já está com o plano de estudos analisado e aprovado, deverá enviar o histórico da Universidade de destino à Assessoria de Relações Internacionais para que os devidos lançamentos sejam encaminhados para lançamento no histórico da UFABC. 

 
Registrado em: Mobilidade Acadêmica
Fim do conteúdo da página