Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Plano de estudos

No que consiste

O aluno que participar de Mobilidade Acadêmica nacional ou internacional, deverá, após ser selecionado e nomeado pela Instituição de destino, desenvolver um plano de estudos contendo a descrição das disciplinas e respectivas cargas horárias de teoria e prática a serem cursadas em cada período acadêmico, e a disciplina equivalente na UFABC ou a quantidade de créditos livres a serem aproveitados, conforme modelo de formulário disponibilizado pela ARI, ou, nos casos em que for exigido, no modelo da Universidade de origem.

Elaborando o Plano de Estudo:

Primeiramente, o aluno deve pesquisar as disciplinas que serão cursadas na IES estrangeira e quais as possíveis equivalências com as disciplinas da UFABC. Em regra, o conteúdo programático e a carga horário devem ser 80% compatíveis.

Após elaborar o plano de estudos, o aluno deverá anexar a cópia das ementas das disciplinas a serem cursadas no exterior, contendo o conteúdo programático, bibliografia, carga horária de teoria e prática e protocolá-lo na Assessoria de Relações Internacionais, que por sua vez irá conferir e encaminhar para a análise do Agente de Internacionalização. A análise será feita em até 40 dias contados da data do recebimento do plano de estudos e da respectiva documentação e, possíveis ajustes ou alterações solicitadas pelo Agente de Internacionalização serão feitas pelo aluno para que o plano seja aprovado.

Ressaltamos que é necessário prévia pesquisa e comparação entre as disciplinas antes de elaborar o plano de estudos, não sendo responsabilidade do Professor montar a grade de aulas para o aluno, e sim de analisar e fazer sugestões ao plano elaborado. Após o encerramento dessa etapa, o AI enviará o plano de estudos final à Divisão de Mobilidade e Administração da ARI. 

Após a Mobilidade:

Após retornar da Mobilidade Acadêmica, o aluno deverá apresentar à ARI o histórico da Universidade de destino para que os devidos lançamentos sejam feitos no histórico da UFABC. 

Modelo:

Modelo de Plano de Estudos para Mobilidade Acadêmica

Registrado em: Mobilidade Acadêmica
Fim do conteúdo da página