Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Internacional

Mobilidade para universidades parceiras da UFABC (com convênio)

A mobilidade acadêmica internacional consiste em um período de estudos de até 1 semestre da Instituição de Destino, em uma Instiruição estrangeira parceira da UFABC, mediante participação e seleção por meio de Edital da ARI. Caso aprovados, os estudantes terão a oportunidade de representar a UFABC na Instituição de Destino, obtendo créditos que serão aproveitados em seus históricos acadêmicos da UFABC. Os convênios firmados com as instituições prevêem, em sua maioria, isenção de taxas semestrais. Candidatos e candidatas deverão, entretanto, arcar com custos de emissão de passaporte, visto, passagem aérea, seguro viagem internacional, hospedagem, alimentação, entre outros, a não ser que descrito expressamente no edital de seleção. O período que os estudantes passam no exterior conta do tempo de formação na UFABC e os estudantes permanecem como alunos regulares da UFABC, pois não se trata de um trancamento e sim de um afastamento por mobilidade acadêmica.

Leia depoimentos de estudantes que realizaram mobilidade acadêmica.

Para saber mais sobre a Mobilidade, siga o passo a passo abaixo e consulte os editais disponíveis em nosso site:

fluxo mob internacional

 

Mobilidade Free-Mover

Consiste em realizar um período de estudos ou pesquisa, por até 2 anos (6 quadrimestres da UFABC), consecutivos ou não, em instituições de ensino superior ou de pesquisa que aceitem candidaturas neste formato.

Para esta modalidade, não há edital de seleção da UFABC, nem mesmo critérios estabelecidos pela UFABC. O(a) estudante realiza todos os trâmites necessários a sua aceitação em uma universidade internacional de forma independente como estudante de intercâmbio, responsabilizando-se por prazos, procedimentos para inscrição, exigências e taxas cobradas pela Universidade estrangeira. Além disso, deverão arcar com custos de emissão de passaporte, visto, passagem aérea, seguro viagem internacional, hospedagem, alimentação, entre outros.  Nesse caso, a ARI presta os mesmos serviços oferecidos aos estudantes selecionados em editais da área, tais como: tradução de documentos, envio de documento ao exterior, auxílio na elaboração de planos de estudos, auxílio no processo de afastamento por mobilidade e aproveitamento de créditos obtidos no exterior.

Como buscar vagas nesta modalidade?

Sugerimos utilizar a sua ferramenta de busca favorita com o termo:

opção 1: "exchange student" + "free mover"

opção 2: "exchange student" + "free mover" (+ "país de interesse")

opção 3: "free mover"

Verifique os critérios exigidos pela universidade de destino e os prazos para cada etapa, pois você será o responsável por realizar os procedimentos descritos lá.

Caso tenha dúvidas, entre em contato com a Assessoria de Relações Internacionais.

Registrado em: Mobilidade Acadêmica
Fim do conteúdo da página