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Cartas de Apoio

A assinatura de documentos de apoio institucional voltados à solicitação de recursos ou submissão de propostas às agências de fomento e outras fontes externas de financiamento de projetos devem seguir o Guia para Orientações para assinatura de documentos institucionais. Este guia foi elaborado em conjunto pelas áreas acima mencionadas, visando orientar os pesquisadores em suas demandas por ofícios ou cartas de apoio institucional (que ratificam a disponibilidade de pessoal, infraestrutura e serviços), a fim de que identifiquem rapidamente para qual área enviar a solicitação, a depender do caso e do tipo de apoio necessário.

Documentos para instituições estrangeiras:

1. Liberação de recursos para a UFABC: No caso de projetos que envolvam o recebimento de recursos externos pela UFABC, é imprescindível que a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) seja consultada e integrada ao fluxo de modo prévio, uma vez que a liberação desses recursos para sua utilização no âmbito do projeto exige etapas anteriores (como a contratação de Fundação de Apoio), que demandam certo tempo.

2. Etapa de consulta à ARI: De modo geral, no caso de documentos de apoio à submissão de propostas institucionais ou individuais sob coordenação ou com participação de docente da UFABC, os dirigentes dos Centros, da PROPG e da PROPES poderão consultar a ARI de modo prévio à assinatura do documento. Nesse cenário, o trâmite de emissão do ofício será acrescido de uma etapa. Portanto, recomenda-se que o pesquisador interessado solicite a demanda com a maior antecedência possível para o cumprimento dos prazos estipulados em edital.

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