Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Afastamento por Mobilidade

O afastamento por mobilidade destina-se aos alunos da UFABC que forem cursar disciplinas ou realizar pesquisas em outras Universidades e Institutos de Pesquisa, nacionais ou internacionais. De acordo com a Resolução ConsEPE nº 113, o período do Afastamento por Mobilidade é computado na contagem para integralização do curso no qual estiver matriculado. O período máximo de afastamento, subsequentes ou não, é de 2 anos.

O formulário de afastamento por mobilidade acadêmica, juntamente com os demais documentos listados abaixo, devem ser enviados eletronicamente pelo aluno à Assessoria de RI (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) antes do início da viagem. O Plano de Estudos, caso ainda não possua matrícula nas disciplinas na Universidade de Destino, pode ser enviado em até 30 dias após o início das aulas no exterior. O Afastamento por Mobilidade é computado como tempo de estudo do aluno, não tendo os efeitos do trancamento.

Documentos Necessários:

1. Formulário de Solicitação de Afastamento por Mobilidade preenchido e assinado;

2. Carta de Aceite OU e-mail enviado pela universidade de destino comunicando o aceite do estudante;

3. Plano de Estudos preenchido pelo estudante para que a ARI possa encaminhar ao Agente de Internacionalização responsável; 

4. Cópia da apólice de seguro viagem internacional contratado compreendendo o período desde o dia de partida até a data de retorno ao Brasil;

5. Carta de concessão de bolsa, se aplicável (emitida pela agência de fomento/universidade/etc).

Após o recebimento, o afastamento estará no histórico e na ficha do aluno em até cinco dias úteis. O candidato deve checar no portal do aluno se o afastamento foi lançado após esta data, e caso haja algum problema, comunicar a UFABC pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

Registrado em: Mobilidade Acadêmica
Fim do conteúdo da página