Página inicial > Notícias > ARI realiza Workshop Teaching in English para discutir a prática do EMI

ARI realiza Workshop Teaching in English para discutir a prática do EMI

Publicado: Quinta, 13 Dezembro 2018 09:54 | Última Atualização: Quinta, 15 Julho 2021 18:50
imagem sem descrição.

A Assessoria de Relações Internacionais realizou no dia 28 de novembro, sob a Coordenação da TAE Luciana Milena, o Workshop TEACHING IN ENGLISH, um evento que abordou e discutiu práticas do EMI - English as a medium of instruction. Presente em universidades do mundo inteiro em razão dos processos de globalização e internacionalização do ensino superior, o EMI também é uma realidade na UFABC, já que um número significativo de disciplinas vem sendo ministrado em inglês desde 2015, tanto na graduação como na pós-graduação.

O objetivo do workshop foi promover uma discussão sobre o ensino de conteúdos acadêmicos em inglês: sua importância, suas metodologias e seus desafios.  A abertura e o encerramento do Workshop Teaching in English contou com a participação do Assessor de Relações Internacionais, Professor Dalmo Mandelli, e posterior palestra com o tema Teaching in English: Hints and Tips, apresentada pelos Professores Visitantes Marly Tooge, Paula Bullio e Vlatko Broz.

Também participaram do workshop alunos e professores convidados especialmente para compartilhar suas experiências vividas com disciplinas em inglês, entre eles os estudantes Aila Silveira, Luana Torres, e Paulina Cehanavicius e os Professores Jeroen Schoenmaker e Marcos Ávila, com a abordagem do tema Panel: Experiences of teaching and learning in English at UFABC.

A inclusão da prática de oferecer disciplinas em inglês e ter alunos interessados em cursá-las tem avançado à medida que diversas ações voltadas para a internacionalização ganham força. Além disso, a experiência incentiva os alunos para que se dediquem a um outro idioma, para que estejam abertos a receber e apoiar alunos estrangeiros e até mesmo a se interessarem pela mobilidade acadêmica internacional, uma rica e única experiência pessoal e profIssional.