Página inicial > Notícias > UFABC participa da Feria Modo da Universidad de la Republica, Uruguai

UFABC participa da Feria Modo da Universidad de la Republica, Uruguai

Publicado: Sexta, 15 Dezembro 2023 17:12 | Última Atualização: Sexta, 15 Dezembro 2023 18:21

WhatsApp Image 2023-12-15 at 15.56.12 (2).jpeg
« 1 of 11 »

Nos dias 16 e 17 de Novembro de 2023 a UFABC marcou presença na Feria Modo Udelar, que ocorreu no Campus de Parque Batlle da Universidad de la Republica, em Montevidéu - Uruguai.

Com o objetivo principal de promover a visibilidade da gestão universitária, seu desenvolvimento e conquistas, de forma a contribuir para o reconhecimento da comunidade Udelar, a edição de 2023 da Feria Modo trouxe como proposta "Una nueva gestión para una Universidad en movimiento". Além disso, os objetivos específicos também incluem:

• Socializar as experiências de diferentes grupos para superar os desafios diários da realidade universitária.
  • Gerar um ambiente que reforce a geração de espaços colaborativos e integrativos, incentivando a perspectiva coletiva dos diferentes atores universitários.
  • Contribuir com o diálogo internacional da Udelar para o aprimoramento da gestão.
  • Oferecer um espaço que dê conta à sociedade do funcionamento diário da Universidade.

Parceira da UFABC através da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), a Udelar nos convidou para fazer parte das mais de 100 atividades, apresentadas em diversos formatos, através das quais foram compartilhadas propostas de gestão.

Dentre todas as atividades, destacamos a participação nas seguintes:

• Entrevistas ao vivo: Foi realizada uma série de breves entrevistas com lideranças nacionais e internacionais sobre diversos temas relacionados à gestão universitária. Para isso, foi montado um estúdio ao vivo e cada diálogo foi transmitido no canal Udelar no YouTube. Para esta atividade, a UFABC apresentou sua oferta acadêmica, além das possibilidades de mobilidade e parceria com a Udelar.
  • Estandes de apresentação: Foram montados 15 estandes agrupados por tema, onde diversas áreas puderam compartilhar projetos, experiências e materiais com os visitantes. A maioria dos estandes contava com telas para transmissão de conteúdo, cartazes, banners e outros elementos que auxiliavam na identificação e divulgação do conteúdo. Dos estandes presentes, dois deles pertenciam às universidades Federal do Pampa (unipampa) e Federal do ABC (UFABC).
  • Rodas de conversa: Foram realizadas instâncias de trabalho colaborativo em torno de diferentes temas que reuniram, em cada caso, interesses específicos, como a de "Internacionalização na lógica da integração regional e gestão geral da internacionalização do ensino superior", sob mediação de Nicolás Maillard (UFRGS) e Gonzalo Vicci (Udelar).

Ao final do evento, foram contabilizadas mais de 300 pessoas participantes na realização das diversas atividades. Praticamente todos os serviços universitários do Uruguai estiveram presentes, como também a Agência de Governo Eletrônico e Sociedade da Informação e do Conhecimento, o Governo de Canelones, o Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária e o Município de Montevidéu. Da mesma forma, além da UFABC, participaram delegações brasileiras da Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Catarina, e argentina da Universidade Nacional de Córdoba.

A estadia também foi muito produtiva para estreitarmos nossos laços com a Udelar e discutir futuras oportunidades para ambas instituições, através de reuniões com as equipes do Prorrectorado de Gestión, do Servicio de Relaciones Internacionales, bem como com a secretaria executiva da AUGM.

Mais informações sobre a Feria Modo Udelar e suas edições anteriores podem ser encontradas em: https://udelar.edu.uy/feriamodoudelar/