Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Para alunos da UFABC > Depoimentos > Maria Clara, aluna de Engenharia Biomédica, conta detalhes sobre sua mobilidade acadêmica na Shibaura Institute of Technology (SIT), no Japão
Início do conteúdo da página

Maria Clara, aluna de Engenharia Biomédica, conta detalhes sobre sua mobilidade acadêmica na Shibaura Institute of Technology (SIT), no Japão

ski trip nagano

Maria Clara Assay Sarem (canto esquerdo na imagem acima) foi selecionada para estudar no Japão graças ao acordo de cooperação que a UFABC possui um com a Shibaura Institute of Technology (SIT). Nossa aluna estudou na SIT por aproximadamente nove meses, com bolsa de estudos, e descreveu em detalhes sua experiência no Japão:

“Eu sou aluna da Engenharia Biomédica na UFABC e participei do programa de mobilidade acadêmica na Shibaura Institute of Technology (SIT) entre setembro de 2018 e maio de 2019. Há dois modos de ingressar na SIT, através do Sandwich Program, que envolve ter aulas em inglês e obter créditos que podem ser convalidados na UFABC, e através do Research Exchange Program, que consiste em fazer parte de um laboratório da SIT e desenvolver pesquisa.”

Ingresso

“Como eu já realizava pesquisa na UFABC, decidi que a melhor opção para o meu desenvolvimento acadêmico seria realizar a mobilidade através do Research Exchange Program. Para isso, eu precisei escrever um projeto de pesquisa e submeter juntamente com os outros documentos que são pedidos no programa de mobilidade mais comum, que é Sandwich Program, além de selecionar três possíveis orientadores. Após um período de avaliação eu recebi a resposta de aceite no laboratório por um dos professores indicados. Por meio do programa que eu escolhi, também foi possível cursar disciplinas em inglês e participar do curso de japonês. Além disso, em alguns casos, é possível se juntar a um laboratório depois de estar na SIT pelo Sandwich Program, depende apenas da iniciativa do aluno e aceite do professor.”

Acomodação

“Em relação à vida no Japão, primeiramente, não foi muito fácil encontrar uma acomodação ideal logo de início, pois eu não consegui ter uma vaga no dormitório da SIT. Então, eu decidi me hospedar em uma share house no primeiro mês e através da ajuda da imobiliária que se situa no campus de Omiya, eu consegui fazer um contrato e me mudar para um apartamento mobiliado próximo ao campus de Omiya. É importante notar que a maioria dos apartamentos no Japão não são mobiliados, então optar por um mobiliado é uma boa opção, mas costuma ser mais caro.”

Transportes

“Em relação ao transporte, os alunos possuem desconto, o commuter pass. Este desconto só é vantajoso se você tem aula no campus de Omiya e no de Toyosu ou no de Shibaura; caso você só tenha aulas em Tóquio ou em Saitama, muitas vezes não compensa ter o passe de estudante, pois para obtê-lo é necessário pagar uma quantia fixa que pode ser mensal ou trimestral. No meu caso, eu optei por não fazê-lo, pois eu estudava apenas no campus de Omiya e costumava ir a Tóquio apenas aos finais de semana.” 

Alimentação

“A alimentação no Japão pode ser um pouco diferente da que estamos acostumados e os preços são mais elevados. A melhor maneira de economizar é cozinhar em casa, mas também há a opção de utilizar a cafeteria presente no campus, pois os preços são menores do que os dos restaurantes e a comida é de boa qualidade.”

Apoio institucional e oportunidades de emprego

“Sempre que precisar de ajuda, a melhor opção é recorrer aos funcionários da universidade. No meu caso, sempre me informava e solicitava orientação no Global Learning Commons (GLC). Neste escritório os funcionários falam inglês fluentemente e era possível encontrar alunos internacionais trabalhando com eles. Além disso, há a possibilidade de se tornar um Global Student Staff (GSS). Desse modo, é possível trabalhar no GLC ou até mesmo em trabalhos esporádicos, normalmente ligados à internacionalização da SIT.

Para poder ter um trabalho de meio período, tanto na universidade quanto fora dela, é necessário ter uma permissão que deve ser solicitada no aeroporto no momento da entrada no país, pois ela será colocada no cartão de residente. Caso o estudante esqueça de pedir a permissão, é necessário ir até um escritório de imigração para realizar o pedido.”

Desafios e Aprendizados

“Acredito que seja tranquilo se comunicar apenas em inglês na SIT, mas fora da universidade é importante saber ao menos algumas frases básicas e aprender os alfabetos, hiragana e katakana. É importante ter em mente que a maioria das pessoas possuem grande dificuldade para se comunicar em inglês fora do ambiente acadêmico.

Passando o período de adaptação e depois de ter feito os procedimentos burocráticos, aproveite ao máximo a sua estadia no Japão. Este é um país que permitirá ter contato direto com uma cultura totalmente distinta da nossa e que, com certeza, trará novas perspectivas para a sua vida. Pessoalmente, foi um momento de grande amadurecimento e também de autodescoberta, acredito que será o mesmo para todos que se aventurarem por lá. As amizades formadas na SIT me ajudaram durante a minha adaptação e foi muito enriquecedor conhecer pessoas de diversos países, cada um dividindo um pouco sobre a sua experiência pessoal e sobre a sua cultura. Uma boa oportunidade de fazer amigos é se juntar ao grupo SISA, que promove comunicação e interação entre os alunos japoneses e os alunos internacionais, além de organizarem encontros e passeios durante o semestre.

Uma dica final é se envolver na comunidade acadêmica e ser um aluno ativo e interessado. Tente tirar o maior proveito possível desta oportunidade de estudar fora. Interaja com os professores e funcionários, faça parte das atividades dos clubes, cultive as suas amizades, explore o Japão e se permita transformar a sua vida.”

Futuro

“Agora, após finalizar o meu período de pesquisa na SIT, eu me apliquei para um curso de mestrado em saúde global na Tokyo Medical and Dental University. Eu escolhi este curso devido à ótima reputação da universidade e por ser lecionado em inglês; além disso, o processo de aplicação consistiu no envio dos documentos físicos para o escritório de admissão, então foi mais simples ter realizado a aplicação enquanto eu ainda estava no Japão. No entanto, a maioria das universidades japonesas realizam um exame de entrada presencial e dificilmente ofertam cursos exclusivamente em inglês. Se houver interesse em se aplicar para o curso de mestrado ou doutorado no Japão, é conveniente realizar o procedimento de entrada durante a sua estadia, devido a necessidade de realizar diversos procedimentos presencialmente.

De qualquer modo, toda a vivência no Japão é muito gratificante e de grande valia. Desejo a todos que decidirem ir à SIT boa sorte!”

Sobre oportunidades de estudar no Japão:

Se você ficou interessado em estudar na Shibaura Institute of Technology (SIT), assim como a Maria Clara, fique atento a nosso Edital de Mobilidade Estudantil 2020, que deve ser publicado em nosso site na metade do ano.

colagem 2

Da esquerda pra direita e de cima para baixo: Hanami em Tóquio; Castelo de Matsumoto, na cidade de Matsumoto; Parte externa do campus de Omiya (SIT); Iluminação de inverno em Tóquio. 

Registrado em: Depoimentos
Fim do conteúdo da página