Página inicial > Arquivo > Workshop - Estudar e Pesquisar na Alemanha

Workshop - Estudar e Pesquisar na Alemanha

No dia 28 de março de 2013, a Pró-reitoria de Pesquisa da UFABC organizou um workshop sobre colaborações acadêmicas entre Brasil e Alemanha para orientar alunos e interessados no tema. O evento, intitulado Estudar e Pesquisar na Alemanha, contou com a presença do Serviço Alemão para Intercâmbio Acadêmico (DAAD), da Fundação Alemã para a Pesquisa Científica (DFG), da Fundação Alexander von Humboldt e do Centro Alemão de Ciência e Inovação - São Paulo (DWIH-SP).
O objetivo do programa foi orientar alunos da graduação, da pós-graduação, pós-doutorandos, professores e pesquisadores da UFABC e todos os demais membros da comunidade acadêmica com interesse no ensino e na pesquisa alemã.
O workshop teve início às 14h30 com a apresentação de todos os participantes ao público e a apresentação da UFABC pelo Pró-reitor de Pesquisa, Klaus Capelle. O evento seguiu com uma apresentação do Serviço Alemão para Intercâmbio Acadêmico (DAAD), sobre o estudo e pesquisa na Alemanha no âmbito do programa Ciências sem Fronteiras (CsF). Em seguida, o Assessor de Relações Internacionais da UFABC, Eduardo Guéron, explicou alguns detalhes sobre o CsF na Universidade e os convênios firmados com instituições alemãs, abrindo a sessão de perguntas e um breve intervalo.
Às 16h30, representantes da Fundação Alemã para a Pesquisa Científica (DFG) falaram sobre possibilidades de cooperação dos Programas da DFG, e representantes da Fundação Alexander von Humboldt relataram suas oportunidades de bolsas e prêmios de pesquisa. Em seguida, apresentou-se o Centro Alemão de Ciência e Inovação - São Paulo (DWIH-SP), abrindo a segunda sessão de perguntas, que encerrou o evento.
O evento teve como resultados um rico debate sobre as oportunidades de estudo na Alemanha, a troca valorosa de contatos e perspectivas concretas para realização de colaborações acadêmicas.

Registrado em: Arquivo