Página inicial > Notícias > UFABC está na lista das melhores Universidades da América Latina e das mais jovens, segundo o Ranking Times Higher Education

Publicado: Sexta, 28 Junho 2019 11:22 | Última Atualização: Sexta, 30 Agosto 2019 16:17

twitterA UFABC está na lista dos dois Rankings publicados na última semana pelo Times Higher Education, que publicou a relação das melhores universidades da América Latina - em que a UFABC está entre as 50 melhores universidades e a 23º melhor do Brasil - e das melhores universidades com menos de 50 anos de existência, cuja UFABC está na posição geral 250-300.

No ranking da América Latina, a UFABC obteve pontuação geral de 58,8 em 2019, mantendo a média da variação na pontuação obtida desde 2016, e comemora o aumento de 10 pontos no indicador “Pesquisa” - que analisa a reputação, produtividade e receita acerca do tema – alcançado a 22º posição nesse item dentre as universidades brasileiras.

No item perspectiva internacional, tratando-se ainda do Ranking da América Latina, cujos critérios de avaliação analisam a colaboração e visibilidade internacional, a UFABC se destaca como a 4º melhor do Brasil e 1º dentre as Universidades Federais. Esse resultado deve-se a fatores como, corpo docente de origem internacional de aproximadamente 11% em 2017 (base de dados utilizada para os Rankings 2019), a política de incentivo à realização de pós-doutorado no exterior e a colaborações internacionais.

No que tange ao Ranking das 50 Universidades mais jovens, a UFABC, com 14 anos de existência, aparece na 3º posição dentre as 10 universidades brasileiras que compõem a lista, estando atrás somente da Universidade Federal de Pelotas, fundada em 1969 e da Universidade Estadual Paulista (UNESP), fundada em 1976. O resultado faz-se positivo para uma universidade tão jovem, que aposta em um projeto interdisciplinar e inovador, e na promoção do conhecimento por meio da internacionalização e pesquisa.

Utilizando metodologias próprias para analisar os dados submetidos pelas instituições e coletados externamente, o Ranking Times Higher Education verificou indicadores de desempenho de universidades nas áreas de ensino, pesquisa, citações, perspectiva internacional e receita da indústria.