Página inicial > Notícias > Há grandes oportunidades que moram ao lado: Mobilidade Acadêmica na Colômbia

Há grandes oportunidades que moram ao lado: Mobilidade Acadêmica na Colômbia

Publicado: Sexta, 30 Agosto 2019 12:10 | Última Atualização: Sexta, 30 Agosto 2019 18:04

medellinii

*Medellin, Colômbia, cidade sede do Instituto Tecnológico Metropolitano.

Instituto Tecnológico Metropolitano – ITM, parceiro internacional da UFABC desde 2013, é uma Instituição universitária colombiana de orientação, vocação e tradição tecnológica, de natureza pública e de ordem municipal. Com origem em 1944, a Instituição continua a crescer em infraestrutura física, qualifica seu corpo docente e administrativo, inova seus programas acadêmicos e goza de amplo reconhecimento de sua trajetória educacional como a primeira instituição pública universitária da Colômbia a ser credenciada como uma instituição com Padrões de alta qualidade. A universidade possui 23.507 alunos e é composta por 28 programas de graduação e 12 de pós-graduação, distribuídos por quatro faculdades: Artes e Humanidades; Ciências Econômicas e Administrativas; Ciências Exatas e Aplicadas; e Engenharia.

Com o objetivo de cumprir sua missão institucional, o ITM está comprometido com a excelência em pesquisa, inovação, desenvolvimento, ensino, extensão e administração, que se materializou em 2015 com o credenciamento de alta qualidade de 16 de seus programas acadêmicos: Sistemas de Informação, Tecnologia em Telecomunicações, Tecnologia em Eletrônica, Tecnologia em Gestão Administrativa, Tecnologia em Qualidade, Tecnologia em Construção de Acabamentos Arquitetônicos, Tecnologia em Desenho Industrial, Tecnologia em Eletromecânica, Tecnologia em Manutenção de Equipamento Biomédico, Tecnologia em Produção, Engenharia de Sistemas, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Eletrônica, Engenharia Financeira e de Negócios, Engenharia de Produção e Engenharia Eletromecânica.

Porque fazer mobilidade acadêmica na ITM?

O ITM é uma Universidade de alta qualidade acadêmica e relevância nos diferentes campos de treinamento, reconhecido com a Acreditação Institucional de Alta Qualidade concedida pelo Ministério da Educação Nacional, que fez do ITM a primeira instituição universitária pública a obter este reconhecimento no país. Além disso, até o momento, existem 17 programas credenciados em alta qualidade, juntamente com a certificação de todos os processos institucionais pelo ICONTEC e o Certificado de Responsabilidade Social concedido pela Fenalco Solidario.

A Instituição oferece uma moderna infraestrutura física equipada com laboratórios de alta tecnologia, concentrados no Sistema Integrado de Laboratórios, Park i, cuja estratégia de intervenção aplicada está enquadrada nos clusters tecnológicos de Medellín e Antioquia, com foco na formulação, gestão e avaliação de projetos de inovação e tecnologia em áreas específicas como saúde, energia, nanotecnologia e TIC.

As salas de aula, ciência da computação, b-learning (inteligente), bem como os auditórios, o Museu de Ciências Naturais, o Observatório Astronômico e os espaços esportivos, são locais distribuídos em cinco campi universitários, onde são geradas grandes transformações para novos conhecimentos e contatos entre a universidade e empresas. A partir de seus propósitos pedagógicos e acadêmicos, o ITM continua consolidando seu compromisso com a cultura da excelência, no marco das diretrizes que regem a melhoria dos processos de treinamento, de acordo com os planos de desenvolvimento municipal e institucional.

Além dos recursos disponíveis por parte da Universidade, a Colômbia tem ainda rica gastronomia, vasta biodiversidade, pessoas acolhedoras, construções históricas, cultura vasta e maravilhosas praias. Graciella Guillén e Gabriel Carniel, são alunos da Universidade Federal do ABC que cursaram a Mobilidade acadêmica no ITM e podem afirmar que sim, é tão bom quanto parece. Veja na íntegra o depoimento de Graciella e Gabriel, discentes do Bacharelado em Ciências e Humanidades e da Engenharia Biomédica, respectivamente.