Página inicial > Notícias > Consórcio CALDO: Universidades canadenses de portas abertas

Consórcio CALDO: Universidades canadenses de portas abertas

Publicado: Sexta, 26 Abril 2019 17:02 | Última Atualização: Terça, 07 Mai 2019 11:45
Da esquerda para direita: Diretor da Ag. de Inovação - Prof. Dr. Arnaldo Rodrigues dos Santos Junior, Diretor Executivo do CALDO - Rodrigo Delgado, Pró-Reitor Adjunto da Pós - Prof. Dr. João Paulo Gois, Assessor de Ri - Prof. Dr Dalmo Mandelli, Pró-Reitor da Pós - Prof. Dr Charles Morphy Dias dos Santos e Cristian Gonzalez-Paez - Gerente Regional das Américas em RI.
imagem sem descrição.

A UFABC promoveu no dia 10 de Abril, por intermédio da Assessoria de Relações Internacionais, uma palestra com representantes do Consórcio CALDO - Consortium of Alberta, Laval, Dalhousie and Ottawa. Criado em 2011, o Consórcio oferece suporte e orientação gratuitos a possíveis candidatos sobre como encontrar programas de pós-graduação – como o Programa CAPES PrInt – esclarecer dúvidas sobre o processo de inscrição e conhecer as opções de bolsa de estudos de seu país de origem. A visita à UFABC contou com a participação de Rodrigo Delgado - Diretor Executivo do CALDO e de Cristian Gonzalez-Paez - Gerente Regional das Américas em Relações Internacionais e Recrutamento da Universidade de Alberta

Anteriormente ao início da palestra, os representantes do CALDO também participaram de reuniões com o Assessor de Relações Internacionais, Professor Dalmo Mandelli, a Chefe da Divisão de Mobilidade e Administração, Natália Araújo e o Professor André Kazuo Takahata da Engenharia da Informação para prospectar futuros acordos e parcerias para pesquisa e Mobilidade Acadêmica.

Atualmente, o CALDO atua no Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai e já auxiliou mais de 4.000 alunos. Compõe o Consórcio um conjunto de 9 Universidades compostas por pesquisadores das mais diversas áreas e estudantes de todo o mundo, além de oportunidades em inglês e francês, são elas: University of Alberta, University of Calgary, Dalhousie University, Université Laval, University of Ottawa, University of Saskatchewan, University of Toronto, University of Waterloo e Western University.

Aos interessando ou aos que não puderam participar da palestra, acesse aqui a apresentação do CALDO na íntegra.

AS OPORTUNIDADES DE ESTUDO NO CANADÁ

Nos últimos anos, o Canadá tem sido o destino escolhido por muitos alunos e pesquisadores internacionais. Dentre as razões que despertam esse interesse, estão os programas próprios de financiamento canadenses, como o ELAP e o MITACS, que selecionam alunos para desenvolver pesquisa por determinado período em uma Instituição Canadense. Há também o programa Faculty Mobility Program, que seleciona professores e pesquisadores canadenses para lecionar ou desenvolver pesquisa com bolsa em países da América Latina.

A candidatura para o programa ELAP tem início em meados de janeiro, e oferece oportunidade para alunos de Graduação e Pós, com período de estudo e pagamento de bolsa de estudo de até 6 meses e 1 ano, respectivamente. Já o MITACS, abrirá seu próximo processo seletivo de julho a setembro de 2019, e selecionará os candidatos mais bem classificados a participarem de um estágio de pesquisa de 12 semanas sob a supervisão de professores universitários canadenses em diversas disciplinas acadêmicas, desde ciências, engenharia e matemática até ciências humanas e sociais.

Registrado em: Notícias