Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Para alunos da UFABC > Depoimentos > Gustavo de Castro, aluno de excelência da UFABC, volta da Alemanha e se prepara para sua 2º Mobilidade Acadêmica

imagem sem descrição.

O discente de Engenharia de Materiais na UFABC, Gustavo Afonso de Castro, foi aluno de Mobilidade Acadêmica entre 2017 e 2018 na universidade alemã Hochschule Offenburg no curso Energy Conversion and Management. Após retornar ao Brasil, Gustavo dá dicas aos alunos que têm interesse em viver essa mesma experiência: "Querer não é suficiente. Ir atrás é mais da metade do caminho". Segundo ele, poucas são as pessoas que realmente vão atrás de se inscrever em editais, se preparar para isso e tudo o que uma mobilidade exige.

Além disso, Gustavo considera estar em uma das Universidades mais internacionalizadas do Brasil, "a oportunidade vai surgir e vocês podem se preparar para ela. Como? Os editais de mobilidade acontecem todos os anos, e bolsas de estudo para o exterior aparecem com frequência, é possível até prever quando eles acontecerão com base em anos anteriores".

Gustavo assegura também que os alunos da UFABC se adaptam muito bem às universidades estrangeiras, pois, segundo ele, "ir de um quadrimestre para um semestre é muito melhor do que o contrário, o ritmo das coisas é muito mais lento". Outro ponto positivo, é que ele afirma que as universidades gostam de receber alunos brasileiros e sua capacidade de se adpatar a diferentes situações e cenários.

Além da vivência e conhecimento acadêmico adquiridos, Gustavo teve a oportunidade de exercitar o domínio da língua inglesa e alemã, de ter contato com pessoas de muitas culturas diferentes e de conhecer outros lugares da Europa, como Polônia, República Tcheca, Portugal, Áustria e Suíça, em que registrou diversos momentos e experiências.

Sobre pontos específicos para a Mobilidade na Alemanha, como o visto, o aluno Gustavo não precisou emiti-lo, pois conseguiu a cidadania europeia um ano antes. No caso da acomodação em Offenburg, ela era compartilhada com outros alunos e era muito próxima ao campus, Gustavo morou com pessoas locais e também estrangeiros. A moradia organizava uma festa às quintas-feiras chamada "Keller", “foi muito legal o intercâmbio cultural que acontecia na moradia estudantil”. Ainda sobre peculiaridades do dia a dia na Alemanha, o aluguel era de 273 euros, e para todo o resto o aluno gastava em torno de mais 150 euros por mês.

Sempre muito bem informado e atento às novidades, Gustavo considera ainda que é muito importante aprender uma terceira língua: "aprender uma terceira língua será muito bom para você. Se você já tem um país em mente, invista na língua dele, se não, invista na língua do curso que você quer". Foi assim que o aluno teve a oportunidade de se candidatar e ser selecionado no projeto BRAFIMAT: Rede Brasil França para a internacionalização da formação de Engenheiros de Materiais, submetido pela UFABC e aprovado pela Capes. Gustavo fará a Mobilidade de Setembro de 2019 a Julho de 2020 na Universidade Polytech Sorbonne, onde tentará obter o duplo diploma.

Registrado em: Depoimentos