Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Para alunos da UFABC > Depoimentos > Gabriel Carniel, aluno da Engenharia Biomédica, conta sobre sua Mobilidade e a cultura maravilhosa que a Colômbia tem a oferecer

Gabriel comendo arepa no Parque Arví

Gabriel Foresto Carniel ingressou na Universidade Federal do ABC em 2013 no Bacharelado em Ciência e Tecnologia, e realizou Mobilidade Acadêmica no Instituto Tecnológico Metropolitano, em que foi contemplado com uma bolsa de estudos, de Dezembro de 2017 a Junho de 2018. Gabriel realizou disciplinas do curso de Engenharia Biomédica, seu curso pós BI na UFABC, e considera que a oportunidade foi enriquecedora para seu crescimento acadêmico e pessoal:

Estudei um semestre no programa de Engenharia Biomédica no Instituto Tecnológico Metropolitano (ITM) em Medellín, Colômbia. A oportunidade de aprender um quarto idioma e vivenciar uma cultura maravilhosa apareceu como um presente através da iniciativa do ITM de internacionalizar sua instituição.

O ITM nos recebeu de forma muito cortês e acolhedora, oferecendo suporte durante o programa. Fomos elogiados e apresentados em eventos universitários, tivemos a possibilidade de conhecer o reitor e participamos da construção do material de divulgação do projeto de internacionalização institucional.

As disciplinas que escolhi cursar foram aquelas que diferiam da grade curricular da UFABC com o intuito de uma formação complementar. A experiência do curso a partir de outra perspectiva mudou meu entendimento das possibilidades de atuação de um Engenheiro Biomédico. Além disso, estudar em um regime semestral me ajudou a administrar o tempo para conciliar os estudos com turismo e lazer. Há muitos lugares interessantíssimos para conhecer em Medellín e é possível conhecê-los utilizando somente o transporte público.

O ITM tem uma estrutura fantástica e os laboratórios são muito bem equipados. A biblioteca é incrível, com toda literatura necessária e é um ambiente muito agradável para estudar sozinho ou com os amigos.  Os professores me auxiliaram muito tanto com as matérias quanto com o idioma. Alguns deles já haviam morado no Brasil e foi muito bacana para a troca de vivências.

Além das aulas regulares, os alunos têm a possibilidade de atuar em projetos extracurriculares, como oficinas e cursos técnicos. Pude participar de programas de extensão, como curso de manutenção de equipamentos biomédicos e de idiomas, que agregaram muito profissionalmente. Cursos técnicos não são oferecidos pela UFABC e eu gostei muito.

Os alunos foram muito receptivos e fiz muitas amizades com as quais mantenho contato até hoje. Estamos planejando de nos encontrar aqui no Brasil.

A Colômbia é incrível, vocês têm que ir para lá!

Registrado em: Depoimentos