Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Para alunos da UFABC > Depoimentos > Aluna da UFABC, Lorena Haase, compartilha sua experiência na Mobilidade Acadêmica da Jönköping University

imagem sem descrição.

Lorena Haase, aluna da UFABC desde 2015 do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, participou da Mobilidade Acadêmica na Jonkoping University, Suécia, cursando o 1º semestre de 2018 na School of Engineering, uma das quatro escolas que fazem parte da Universidade de Jönköping, oferecendo cursos com uma ampla base de conhecimento técnico para qualificar os estudantes e estimular o espírito empreendedor.

Sendo um dos objetivos da parceria promover o intercâmbio de estudantes de modo a desenvolver e aumentar a qualidade e a internacionalização da educação superior em cada Instituição, a aluna Lorena compartilhou sua experiência sobre como foi amplo o conhecimento adquirido, seu crescimento pessoal e acadêmico, e também sobre algumas peculiaridades da cultura sueca. Além disso, a aluna respondeu a algumas dúvidas que tendem a aparecer no meio do caminho:

1) Como você fez para encontrar uma acomodação?

Na Jönköping University, é super tranquilo. A partir do momento que sua aplication foi aprovada pela Universidade, eles vão passar instruções sobre a acomodação. Que basicamente consiste em preencher um formulário online (cerca de 2 meses antes da viagem) dizendo quais são suas preferencias de moradia (quarto compartilhado, banheiro individual, mais longe e barato ou mais perto e caro, etc). Eles possuem cerca de 9 moradias estudantis, no formulário eles explicam detalhadamente cada uma e você pode dizer qual é a de sua preferência. Em geral, a média de preços varia entre 240 a 500 euros.

2) Foi fácil tirar o visto? Eles pedem algum documento difícil de obter?

Então, para a Suécia você não precisa de visto, eles exigem que você faca antes da viagem uma "permissão de residência" que servirá como seu documento sueco enquanto você morar lá. Você pagará uma taxa de cerca de 100 euros pra tirar esse documento e o mais difícil de conseguir é a comprovação de renda (papel que você emite com seu banco). Eles demoram umas duas semanas pra te responder e pode relaxar que, se estiver tudo correto, eles te aprovarão.

3) Quais as suas dicas com relação à alimentação e vale transporte no dia a dia na Suécia?

Comer nas ruas é muito caro, você não encontra aquele "por quilo baratinho". Existem muitos restaurantes nas ruas, com boa comida (e, consequentemente, com um precinho mais salgado). O mais barato para comer fora são IKEA e fast foods. Na universidade, você não tem restaurantes como o RU, com aquele preço joia; você tem lanchonetes que te oferecem lanches e saladas, mas nada de refeições completas. Então, já recomendo: comece a treinar suas habilidades de cozinha! Você terá tempo pra cozinhar e fazer marmitas, isso é super comum, todos suecos levam pra faculdade e lá você tem muitas áreas para esquentar e comer sua marmita.

Quanto a transporte, a cidade de Jönköping tem um cartão de ônibus mensal (que custa cerca de 40 euros por mês). Com ele você consegue pegar qualquer ônibus, quantas vezes quiser. Lá tambem tem uma estação de trem e um aeroporto, que servem mais para viagens. Caso você decida viajar, recomendo sempre pegar um trem ou ônibus até uma cidade conhecida (como Gotemburgo ou Estocolmo) e de lá um avião. E o mesmo se aplica para chegar à cidade, dê preferência à vôos internacionais que cheguem até cidades conhecidas, pode ser que você pague muito mais caro só para chegar no aeroporto de Jönköping.

4) Qual era o seu gasto médio mensal com as despesas básicas?

Gastos mensais fixos: Aluguel da acomodação: 240 - 500 euros (que dependem muito da localização e já incluem luz, água e internet)

Transporte: 40 euros

Mercado: 80 -140 euros

Lembrando que a moeda lá é coroa sueca, aqui já estou convertendo para euros.

5) Você teve alguma dificuldade com relação às aulas e/ou à cultura da Universidade?

Em geral, você é muito bem recebido e direcionado. Eles fazem a semana de inserção e te passam todas as informações necessárias, além de promoverem várias atividades de interação com os outros alunos que estudarão na mesma escola que você. Ou seja, você é muito bem amparado. Além disso, a Suécia é um pais bem receptivo quanto a estrangeiros, estão acostumados. Também, quase todos falam inglês fluente, é bem difícil encontrar alguém que não fale.

A cidade de Jönköping é uma cidade bem plural, então você encontrará muitas culturas. Já, as aulas são todas em inglês com salas mistas (suecos e estrangeiros). Cada semana tem um cronograma diferente, por exemplo, tem semanas que você tem todos os dias ocupados, já outras você pode ter três dias de folga. E eles dão aulas mais longas que as nossas no Brasil, porém com bastante intervalos para "fikas" (algo muito importante da cultura sueca que eu deixo pra você pesquisar).

Registrado em: Depoimentos