A Universidade Federal do ABC, por meio da Assessoria de Relações Internacionais e da Prefeitura Universitária, realiza o envio de documentos acadêmicos (originais e cópias de histórico escolar, certificado de conclusão, diploma etc.) a instituições de ensino e pesquisa fora do Brasil para processos seletivos de pós-graduação. O solicitante ressarce os custos por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

A quem se destina

Alunos e egressos da UFABC que pretendam se candidatar a programas de pós-graduação em universidade ou instituição de pesquisa em outro país, desde que a instituição exija, como parte do processo seletivo, o envio de documentação por correspondência diretamente da instituição de origem do candidato.

Como funciona

  • O solicitante deve entregar na Assessoria de Relações Internacionais:
  • A documentação a ser enviada – e/ou solicitar sua emissão, se incluir documento de responsabilidade da ARI. Não é necessário entregar envelope;

    Endereço de destino completo e digitado seguindo este modelo;

    Página e link da instituição destinatária informando a lista de documentos e a exigência do envio via correspondência por parte da instituição de origem do candidato.

  • A ARI encaminha a documentação conforme procedimentos internos e, em até um dia útil, informa o valor para o ressarcimento via GRU*.
  • O solicitante realiza o pagamento e apresenta a Guia junto do comprovante original.
  • Após a apresentação do comprovante, a correspondência é postada (se o solicitante optar por encaminhar o comprovante por e-mail, a correspondência só será postada após a identificação do pagamento pela UFABC, o que pode demorar até dez dias úteis).
  • Em até dois dias úteis após a postagem, a ARI informa o código de rastreamento para o solicitante.

Não serão enviados:

  • Documentos que não sejam de caráter acadêmico emitidos pela UFABC, de propriedade do próprio solicitante e que correspondam a exigências de um processo seletivo de pós-graduação;
  • Envelopes lacrados pelo próprio solicitante ou que, de outro modo, não possam ter seu conteúdo conferido previamente pela UFABC;
  • Correspondências para outros endereços que não sejam universidades ou instituições de pesquisa;
  • Cartas de recomendação;

*Como emitir a Guia de Recolhimento da União

- Acessar o endereço eletrônico www.stn.fazenda.gov.br;

- Clicar no link <Responsabilidade Fiscal>;

- Clicar no link <GRU>;

- Clicar no link <IMPRESSÃO DE GRU>;

- Preencher os seguintes campos:

   Código UG = 154503

   Gestão = 26352

   Código de Recolhimento = 68888-6

- Clicar no Botão <AVANÇAR>;

- Preencher os seguintes campos:

   Número de Referência = 000579

   Competência = (Mês/Ano do Pagamento)

   Dia do Vencimento = (Dia útil seguinte à informação do valor por parte da ARI)

   CNPJ/CPF = (CPF do Solicitante)

   Nome do Contribuinte = (Nome completo do solicitante)

   Valor Principal = (Valor informado)

   Valor Total = (Igual ao Valor Principal)

- Clicar no link <EMITIR GRU>

Caixa de texto: A documentação a ser enviada – e/ou solicitar sua emissão, se incluir documento de responsabilidade da ARI. Não é necessário entregar envelope;
Endereço de destino completo e digitado (não escrito à mão), incluindo o nome da universidade ou instituto de pesquisa;
Página e link da instituição destinatária informando a lista de documentos e a exigência do envio via correspondência por parte da instituição de origem do candidato.