Depoimento CLIP

Desde o início do projeto CLIP (Curso de Língua Inglesa Presencial) em 2010, tenho contado com grande ajuda de uma pequena equipe da RI, da Proex e do grupo de professores para planejar, propor, coordenar (administrativa e pedagogicamente) e até ministrar algumas aulas que tiveram início em 2011.
     Para tanto, além da formação em Letras e de mais de 10 anos de experiência em ELM (Ensino de Línguas Modernas), concluí a Especialização em Ensino de Língua Inglesa, sem a qual os caminhos do projeto certamente teriam sido muito mais árduos.

Pelos resultados que têm sido alcançados desde o final de sua primeira turma até o presente momento, devo dizer que cada minuto dedicado a ele foi extremamente recompensador. A cada olhar agradecido ou  contente dos alunos e dos professores envolvidos, a cada TOEFL ou IELTS alcançado para a mobilidade, a cada gesto de reconhecimento ou de participação, renovam-se as razões pelas quais propomos esse curso ao Comitê de Extensão Universitária todos os anos. E por mais trabalhoso que se torne a cada ano, mais resultados são alcançados com sua expansão.
     Não tem preço receber o carinho de alunos que foram ao exterior com a ajuda do curso e voltaram para a UFABC com seu conteúdo científico todo renovado; ou receber a visita emocionada de alunos que acabaram de conseguir uma nota boa nos exames; ler o
depoimento de alunos e professores do curso; ou ainda receber o agradecimento dos servidores que voltaram a estudar inglês como alunos. E isso é apenas a ponta do Iceberg de grandes realizações que ainda podem ser alcançadas.
     O número de vagas vem se multiplicando a cada ano com a entrada de novos professores do quadro de servidores da UFABC (todos com formação ou experiência na área de ELM). Com esse aumento, vem também a promessa de mais transformações bem-aventuradas para todos os envolvidos.
     Espero realmente que o melhoramento e o crescimento das ações continue sendo proporcional ao empenho de todos que trabalham em prol delas. E sou imensamente grata a
todos que apoiam o projeto na teoria e na prática.

Janaina Gonçalves, Coordenadora CLIP.