Depoimento - Professora Luana

Lecionar nos cursos de Língua Inglesa (CLIP) e Português Língua Estrangeira (PLE) tem sido uma experiência muito enriquecedora em minha vida.

Receber convites para a despedida de alunos que estão partindo pelo programa Ciência Sem Fronteiras, ou uma mensagem no facebook de outro que conseguiu passar na prova de proficiência no mestrado podem parecer coisas pequenas aos olhos externos, mas são acontecimentos dos mais edificantes, daqueles que mantém nosso entusiasmo vivo e demonstram que o trabalho está frutificando.

Após um justo processo seletivo, recebi total apoio da coordenação do curso, de modo a me sentir mais confiante para o início das atividades. Acredito que essa oportunidade foi imprescindível para meu crescimento pessoal e favoreceu, inclusive, a melhora de meu desempenho como servidora da UFABC, propiciando maior desenvoltura em habilidades comunicativas e de gestão, por exemplo.

Participar de ambos os projetos proporcionou-me uma visão mais holística sobre o ensino de idiomas. Enquanto os alunos do CLIP costumam ter dúvidas bastante semelhantes com relação ao inglês, pois compartilham da mesma estrutura linguística natal, os alunos do PLE, que vêm de regiões física e culturalmente diversas do globo, nos incitam a vislumbrar novas perspectivas. Tal fato é bastante salutar, pois, ao subverter paradigmas, promove uma renovação do pensamento.