Depoimento - Professora Jeniffer

Meu nome é Jeniffer Alessandra Supplizi da Costa, SIAPE 1887790, e sou Assistente em Administração na Biblioteca do Campus de SBC. Tive duas experiências como professora de inglês do CLIP, em 2012 e 2013.Participei do processo seletivo e o considerei bem profissional já que demanda as mesmas exigências dos centros de idiomas particulares. Considero essas experiências profissionais de alta complexidade e seriedade uma vez que trabalhamos com educação, o que envolve promover estímulo constante nos nossos alunos a se identificar, estudar e melhorar seu domínio numa língua estrangeira, no meu caso, a língua inglesa. Como possuo experiência de treze anos na área, acredito ser uma rotina enriquecedora e estimulante já que gosto de ministrar aulas de inglês. No entanto, não estamos apenas seguindo um programa, ou adotando um livro, estamos vivenciando uma cultura diferente, sons não praticados pela língua portuguesa, um outro olhar sobre o mundo e necessitamos de uma abordagem convidativa, didática, dinâmica, bem pedagógica e atual. Além disso, temos que mostrar ao aluno da UFABC que o curso é de boa qualidade mesmo que ele esteja recebendo essa bolsa de estudos. Esta aí o nosso maior desafio. Sinto-me preparada e incentivada para desempenhar as funções específicas do CLIP tanto que interessei-me por me tornar aplicadora do TOEFL ITP com o objetivo de melhorar as aulas e as orientações aos meus alunos. Em relação ao apoio dos realizadores só posso elogiar a equipe dirigida pela Janaina Gonçalves pela notável educação, incansável ajuda, impecável organização e a manutenção do foco na excelência do curso. Não nos falta comunicação uma vez que temos reuniões, contatos por telefone e e-mails quase que diários. Realmente, há um espírito de equipe auspicioso cujo resultado é o melhor possível. Os valores remunerados são um atrativo à parte, além das minhas expectativas. Sem dúvida, é uma função que exige planejamento. Despende-se tempo pois temos que preparar aulas, personalizar exercícios para a turma - uma vez que nunca sabemos em que parte do curso os alunos apresentarão dúvidas, elaborar atividades variadas e corrigir redações, tarefas de consolidação para casa e avaliações - já que essas são atividades próprias do professor de idiomas. Lidar com pessoas é um desafio grande, imagina transferir conhecimento? Tanto ano passado como este ano, houve progressos no meu aprendizado profissional mesmo porque a cada ano convivemos com uma turma diferente, alunos de cursos variados, diversidade de biografias e expectativas. Além disso, o CLIP vem crescendo ano a ano e esse processo exige troca de ideias entre instrutores e coordenação pedagógica, mudanças de procedimentos, adequações a uma nova realidade. Considero-me reconhecida por minha atuação quando recebo elogio dos alunos ou participo das reuniões pois há uma consulta de nossas expectativas, implementação de mudanças consideradas coletivamente. A experiência de participar do CLIP por duas vezes foi recompensadora na medida que há oportunidade de desenvolver outras habilidades não trabalhadas na área administrativa. Além disso, essa experiência nos proporciona uma outra forma de nos envolver e desenvolver dentro da UFABC porque trata-se de um projeto idealizado por áreas distintas do nosso dia-a-dia, o que nos permite ampliar nossa vivência dentro da UFABC ao colaborar com a ARI, com a PROEX e claro com  os alunos da UFABC. Isto nos enriquece muito.