Português para estrangeiros

Língua Portuguesa para Estrangeiro (LPE)

O curso de Língua Portuguesa para Estrangeiro (LPE) é oferecido gratuitamente aos alunos estrangeiros de graduação e de pós-graduação, regularmente matriculados na UFABC. Até o momento, 22 alunos foram beneficiados como alunos regulares e 5 alunos foram ouvintes do curso piloto, iniciado em 2013. Em 2014, o curso será oferecido em três níveis (Iniciante, elementar e pré-intermediário), num total de 80 vagas distribuídas entre eles.

O intuito é oferecer aos estudantes não falantes da língua o desenvolvimento discursivo oral e escrito do português nas mais diversas circunstâncias linguísticas. O LPE assume um caráter de valorização da excelência e de internacionalização por meio de uma mais adequada recepção de estrangeiros, visto que busca contemplar, preferencialmente, os alunos de excelência matriculados na universidade.

O curso está sob a responsabilidade da Divisão de Idiomas da Assessoria de Relações Internacionais e da Divisão de Educação da Pró-reitoria de Extensão. Os coordenadores acompanham administrativa e pedagogicamente o curso e realizam uma seleção criteriosa dos professores, a fim de garantir a qualidade no ensino.

Para participar, o aluno deve inscrever-se nos editais divulgados no site da Assessoria de Relações Internacionais e comparecer a todas as fases do processo seletivo.