A mobilidade acadêmica internacional compreende as ações de internacionalização por meio do envio e recebimento de membros da comunidade acadêmica (alunos, professores e pessoal administrativo). A Assessoria de Relações Internacionais da UFABC auxilia na coordenação dos programas de caráter institucional, como o Ciência sem Fronteiras e os provenientes de acordos de cooperação.

UFABC como universidade de destino

Alunos de outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) interessados em estudar entre um e três quadrimestres na UFABC devem preencher o formulário de mobilidade. A IFES de origem assina e carimba o formulário, e então o encaminha para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. junto do histórico escolar atualizado e de um documento de identidade do estudante.

São aceitos alunos de mobilidade em todos os quadrimestres. Os documentos devem ser recebidos pelo menos 15 dias antes do início das matrículas.

Calendario Acadêmico 2017

Data limite para recebimento dos documentos por e-mail:

2o. quadrimestre de 2017: 22 de março de 2016

3o. quadrimestre de 2017: 12 de julho de 2016

 

Alunos de outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) interessados em estudar entre um e três quadrimestres na UFABC devem preencher o formulário de mobilidade. A IFES de origem assina e carimba o formulário, e então o encaminha para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. junto do histórico escolar atualizado do estudante.

São aceitos alunos de mobilidade em todos os quadrimestres. Os documentos devem ser recebidos pelo menos 15 dias antes do início das matrículas.

Próximo quadrimestre com ingresso para mobilidade: 2017.1, início previsto para Fevereiro/2017.

Data limite para recebimento dos documentos por e-mail: 02 de novembro de 2016.

Orientação Pré-Embarque 2015

Disponibilizamos nos links abaixo a apresentação de Orientação de Pré-Embarque e as dúvidas frequentes dos aprovados no Ciência sem Fronteiras nos editais de 2014.

Apresentação

Dúvidas Frequentes

 

Oportunidades de estudo no exterior

ESPANHA

A Fundación Carolina abriu uma nova edição de bolsas, correspondente ao curso acadêmico 2015-2016. Nesta 15ª edição ofertam-se 540 bolsas, segundo a seguinte relação: 304 bolsas de pós-graduação, 112 de doutorado e estadas de curta duração pós-doutorais (incluindo renovações), 29 de mobilidade de professores brasileiros, 50 bolsas da Escuela Complutense de Verano («Escola Complutense de Verão»), 15 bolsas do Programa de Emprendimiento («Programa de Empreendimento») e 30 de Estudos Institucionais.

Para mais informações, acesse:

http://www.fundacioncarolina.es/formacion/convocatoria-2015-2016/

 

ROMÊNIA

O governo da Romênia oferece um total de 85 vagas para os níveis de licenciatura (3 – 6 anos), mestrado (1,5 – 2 anos) e doutorado (3 – 4 anos). As áreas de estudos prioritárias são: ciências políticas e administrativas, ciências de educação, cultura e civilização romena, jornalismo, estudos técnicos, petróleo e gases, ciências agrárias, medicina veterinária, arquitetura, música e artes. O idioma de ensino é o romeno. Os estudantes que não falam romeno poderão optar por um ano preliminar de estudo da língua.

Acesse o link: http://www.mae.ro/en/node/10251

 

FRANÇA

O Campus France mantém uma base de dados constantemente atualizada com oportunidades de bolsas em todas as áreas e níveis. Esta base pode ser acessada no endereço: http://www.campusfrance.org/fria/bourse/index.html

 

HOLANDA

O governo holandês está com inscrições abertas para o programa Orange Tulip Scholarship, com uma cota de bolsas exclusivas para estudantes e candidatos brasileiros. As inscrições vão até 1º de abril de 2015 e as oportunidades e procedimentos de inscrição estão no link:

https://www.nesobrazil.org/bolsas-de-estudo/orange-tulip-scholarship

Lista - maior CR

Lista com o maior CR por cada ano de ingresso. Instruções adicionais a respeito do Transfer Registrar Report e do Academic Evaluation encontram-se clicando AQUI. Ao entregar o Transfer Registrar Report na ARI, não se esqueça de entregar também uma cópia do seu histórico escolar em português.

2007 3,202
2008 3,367
2009 3,533
2010 3,925
2011 3,853
2012 3,943
2013 3,925
2014 4,000

 *Esta lista considera o maior CR do estudante que ingressou no Bacharelado em Ciência e Tecnologia, no ano em questão, com matrícula regular na UFABC (no BC&T ou pós-BC&T) em 25 de setembro de 2014.

-Reingressantes: considerar o ano de reingresso, não o primeiro.

 

Política de entrega do resultado do teste de proficiência TOEFL ITP

A MasterTest, empresa responsável pela administração do teste de proficiência TOEFL ITP no programa Inglês sem Fronteiras, envia os resultados para que sejam retirados no Centro Aplicador em que os candidatos realizaram a prova. Na Universidade Federal do ABC, a área responsável pela entrega deste documento é a Assessoria de Relações Internacionais, localizada no campus Santo André (Avenida dos Estados, nº 5.001, Bloco A, piso térreo, sala S-001).

 

Instruções:

Leia mais:Política de entrega do resultado do teste de proficiência TOEFL ITP

Tradução de Histórico Escolar

Como obter validação de tradução livre de histórico escolar

Entregar o modelo simplificado de tradução do histórico preenchido com:

-Nome
-RA
-RG
-Data de nascimento (MM/DD/AAAA)
-Curso
-Quadrimestres em que fez suas disciplinas
-Código da disciplina
-Nome da disciplina em inglês
-Carga horária
-Créditos
-Conceito/grade
-Status (Approved / Failed / Failed due to attendance / incomplete)
-CR (GPA)
-Data de emissão

Adicione ou remova as linhas da planilha de modo a distribuir adequadamente as disciplinas. Fique atento para que a relação de disciplinas esteja na mesma ordem descrita no histórico. A planilha contém fórmulas e basta inserir o código da disciplina em cada linha que a tradução é automática. Caso tenha trancado algum quadrimestre, indique o código TRT: "On leave of absence from university".

Após ter a planilha completa, imprima e entregue na Assessoria de Relações Internacionais junto com o histórico escolar atualizado obtido na Secretaria Acadêmica da PROGRAD (e não a ficha individual). Será coletada a assinatura e carimbo do assessor de RI em até cinco dias úteis, quando então os dois documentos (a tradução e o histórico) poderão ser retirados. A tradução só será assinada se todas as disciplinas seguirem exatamente a nomenclatura da lista.

Este documento será uma tradução livre para simples conferência. Sempre verifique com os parceiros internacionais e com as universidades em que estão concorrendo (quando for o caso) os requisitos de documentação específica.

A lista de disciplinas está disponível na aba "Disciplinas_Traduzidas" no arquivo.

Download do modelo simplificado (formato .xls) - clique aqui

english_version

Busca

Contato

Horário de atendimento:

Santo André: Segunda a sexta, das 9h às 11h e das 14h às 16h

Bloco A, térreo, Sala 007

Mobilidade Acadêmica e Ciência sem Fronteiras

E-mail: mobilidade[at]ufabc.edu.br 

E-mail: cienciasemfronteiras[at]ufabc.edu.br

Tel.: +55(11) 3356-7222/7224

Idiomas sem Fronteiras 

E-mail: idiomas.ri[at]ufabc.edu.br

+55(11) 3356-7223

Cursos de Idiomas

Inglês: clip[at]ufabc.edu.br

Espanhol: idiomas.espanhol[at]ufabc.edu.br

Francês: idiomas.frances[at]ufabc.edu.br

Dúvidas gerais: idiomas.ri[at]ufabc.edu.br

Tel.: +55(11) 3356-7223/7225

Acordos, Institucional, Assuntos Gerais

E-mail: ri[at]ufabc.edu.br

Tel.: +55(11) 3356-7221